Blog

Look de convidada de casamento de chapéu

Demorou um pouquinho, mas cá está o segundo post sobre chapéus em casamentos. Depois das mães de noiva/noivo, é a vez de falar dos looks das convidadas.

Primeiro, acho importante lembrar de um regrinha: chapéu não deve ser usado com vestido longo. Sei que a moda e a etiqueta mudaram muito, mas essa é uma regra que considero à prova do tempo. Portanto, as roupas ideais para se combinar com chapéu são: cocktail dress, macacão, robe-manteau e tailleur

tendência para chapéus lá fora são modelos mais flats e usados na diagonal (inclinadinhos), que deixam o look mais moderno. Mas há alguns com copa alta e abas bem largas que também ficam atuais. Em relação ao cabelo, na minha opinião, pode ser usado tanto preso quanto solto. Aqui vai a minha seleção de looks inspiradores com chapéus (deixei fascinators para um outro dia):

Começando com duas convidadas do casamento de Laura Vecino e Rafael Medina (um dos mais lindos ever). Abaixo, Amanda Hearst com um modelo plissado interessantíssimo + conjuntinho lindo no mesmo tom:

casamento-rafael-medina-laura-vecino-convidadas-chapeus-amanda-hearst

E Carolina Herrera Jr. com um chapéu “dobrado” e com voilette de pois (<3) :

casamento-rafael-medina-laura-vecino-convidadas-chapeus-carolina-herrera-junior

canotier, um clássico da chapelaria, teve o seu comeback há alguns anos. E combinado com vestido de festa é puro charme!

chapeu-convidada-de-casamento-canotier-01

Aqui, dois modelos de chapéus canotier adornados com flores, e o da direita com flores e voilette:

chapeu-convidada-de-casamento-canotier-com-flores-01

Numa versão mais habilléby Graciella Starling:

chapeu-convidada-de-casamento-canotier-preto-branco-graciella-starling01

Indo para os modelos mais flats, aqui duas opções de palha com flores pretas, combinação muito chic!

chapeu-convidada-de-casamento-palha-detalhes-preto

Também fica bacana usar vestido de duas cores (ou blusa e saia de duas cores):

chapeu-convidada-de-casamento-rouba-bicolor

As flores do chapéu combinando com o tom da roupa:

chapeu-convidada-de-casamento-palha-flores

Dois exemplos de chapelões de abas beeem largas, que eu acho charmoso, apesar de um pouco incômodo…  o da direita, com a aba dobrada e presa com uma flor, ajuda a visão:

chapeu-convidada-de-casamento-abas-largas

Kate Middleton gosta muito de combinar a cor do chapéu com a da roupa. Aqui, de amarelo/bege no casamento de Zara Philips:

chapeu-convidada-de-casamento-kate-middleton-manteau

Aqui, Kate Middleton de chapéu e vestido rosa claro e a princesa Tessy de Luxemburgo in total grey no casamento do príncipe Guillaume:

chapeu-convidada-de-casamento-kate-middleton-princesa-luxemburgo

Mas dá para fazer o look monocromático com cores fortes também (a escolha de um sapato neutro, à esquerda, foi perfeita):

chapeu-convidada-de-casamento-vestido-pink

Estampados combinando com os chapéus. Estes são em tons mais escuros:

chapeu-convidada-de-casamento-vestido-macacao-floral-02

looks estampados com chapéus de uma cor só:

chapeu-convidada-de-casamento-vestido-macacao-floral-01

Aqui, mais um exemplo de macacão + chapéu (que já tinha colado no post sobre macacão para convidadas):

macacao-convidada-casamento-02

Para variar, dois modelos que não são de palha: à esq., um chapéu de pétalas que forma uma grande flor; e à dir., de penas:

chapeu-de-casamento-convidada-plumas-flor

E por fim, Kate Moss dando um exemplo ultra coolDe modo geral, o chapéu fedora não é indicado para casamentos… mas se tem alguém que sabe quebrar todas as regras com estilo é Kate Moss!

chapeu-convidada-de-casamento-kate-moss-fedora

(Fotos: Reprodução)

Fonte: Constance


Surpresas para o noivo no dia do casamento
Ah, os noivos, amados companheiros que acompanham de perto a maior parte das decisões, as ansiedades da futura esposa e no dia, no grande dia de sua vida, acaba virando quase coadjuvante. Ok, salvo meu exagero habitual, verdade seja dita: os dois grande focos em uma festa de casamento são a noiva e o… Bolo! (Hahahaha). Brincadeirinha: foi pensando nesses lindos que me vieram a mente 5 idéias de surpresas para o noivo no dia do casamento.

É um gesto fofo, atencioso e uma forma de começar a união com um toque de mistério. Entre as inúmeras maneiras de surpreender o amado no dia do casamento, selecionais as mais procuradas (sem ordem de preferência).

Recadinho antes do altar

Enviar um recadinho carinhoso para o noivo no dia do casamento antes de se encontrarem no altar é uma ótima forma de declarar seu amor, caso não tenham optado por ler os votos na cerimônia.

Algumas noivas enviam o recadinho acompanhado de um presente, que pode ser desde uma garrafa da bebida preferida a um relógio, blusa ou algo para usar na cerimônia.

Homenagear o time

Não é raro o noivo querer entrar na cerimônia com o hino do time de preferência tocando, mas para não perder a seriedade do momento, a maioria das noivas veta esse desejo.

MAS… se o seu casamento e seus convidados forem ‘descoladinhos’, que tal mudar o repertório sem que o futuro marido saiba e pedir ao coral para tocar a sonhada música de entrada? – Talvez em uma versão instrumental ou apenas o início, seguido de outra música, para ficar mais ‘solene’.

Ainda no tema futebol, outra opção é contratar o mascote do time para animar a festa. Normalmente o bonecão aparece quando todos já estão na pista e literalmente entra na dança.

5 Surpresas para o noivo no dia do casamento

Imagem: Sports News World

Bolo do noivo

A brincadeira que fiz na introdução sobre a coxinha é verdade, são raros os casos em que o homem tem voz ativa sobre o menu e na maioria das vezes, o que eles querem é bem mais simples do que parece.

Tudo bem que, se for um evento mais formal a circunstância pede um pouco mais de sofisticação, mas pra não deixar o bofe totalmente desolado, que tal pedir um bolo exclusivo para ele e exibi-lo na comemoração?

Para o sabor algo que ele realmente escolheria, sem complicação – nada de pistache com limão siciliano – chocolate, cerveja ou bacon (já vi até tabaco).

E para o visual algo que represente uma de suas paixões ou mais – pode ser em formato de bola de futebol, cerveja, carro ou que mais fizer o coração dele bater mais forte – algo totalmente ‘desrelacionado’ com o casamento, algo que seja dele, só dele!

5 Surpresas para o noivo no dia do casamento

Imagem: The Knot

A tradição é muito comum nos EUA e em geral fica em uma mesa separada da mesa de doces, para não chocar com a harmonia, mas registra também a personalidade do noivo e tem sempre boa aceitação.

Retrospectiva de fotos

Homenagear o amado com retrospectiva de fotos no casamento é uma forma de compartilhar a história do casal com os convidados e mostrá-lo quantos bons momentos vocês já passaram juntos.

No Portal Eu Faço a festa dei algumas dicas sobre retrospectiva de fotos em eventos e aqui, no CSG, a Sammia compartilhou uma dica de um programa pra quem quer colocar a mão na massa.

Cantar / Dançar

Outra opção que caiu no gosto das noivas para surpreender o noivo no dia do casamento é preparar alguma apresentação com seus talentos.

Seja entrar na cerimônia cantando uma música do casal, arranhar alguns acordes no violão antes da valsa ou até mesmo encarar um número performático de dança (com ou sem as madrinhas), para as mais animadas, vale tudo para arrancar um sorrisão do recém marido.

Pense em suas habilidades e ensaie a surpresa para não precisar improvisar no dia.

5 Surpresas para o noivo no dia do casamento

Imagem: Youtube

Independente da opção escolhida o importante é valorizar o que o noivo gostaria, se ele for super tímido, por exemplo, esqueça a ideia de deixá-lo no centro da pista sozinho, enquanto você prepara algo. Lembre-se de deixá-lo confortável com a situação para que ele possa se divertir e aproveitar!

Fonte: Casando sem Grana


Lista otimizada de tarefas para a última semana do casamento

O seu grande dia está chegando? A ansiedade está batendo forte e você não vê a hora de dizer o tão esperado SIM?

Com o dia do casamento se aproximando o coração bate acelerado, e mais do que nunca é preciso ser organizada para que não aconteça nenhum imprevisto e tudo ocorra da melhor maneira possível. Pensando nisso, pedimos a super ajuda da Ester da E agora Antônio, que preparou uma lista com todas as tarefas necessárias da última semana antes do casamento, para que você garanta que tudo sairá maravilhoso como sempre desejou! A maior parte das dicas abaixo foram pensadas para as noivinhas que estão organizando o próprio casamento, mas precisamos dizer que um profissional competente ao lado nessa fase, tudo flui melhor e sem qualquer tipo de surpresa. Indicamos a E agora Antônio de olhos fechados! :)

casamento-dos-sonhos-carol-guilherme7
– Confirme todos os serviços, contratos e horários de entregas no evento;
– Finalize o Roteiro do Casamento, com todos os horários e informações necessárias, desde a montagem, cerimônia, recepção até a desmontagem;
– Envie o Roteiro a todos os fornecedores para garantir que todas as pessoas tenham todas as informações necessárias;
– Envie ao Espaço do Casamento e/ou Assessora a lista final de convidados;
– Programe todos os pagamentos pendentes dos fornecedores;
– Faça a última prova do vestido, inclusive com a presença da sua assessora ou mãe, para que alguém saiba como te ajudar a se vestir, caso necessário. Aproveite e já defina quem será responsável pela retirada do vestido, ou se ele será entregue a você;
– Crie um grupo no whatsapp com os pais, padrinhos e madrinhas para passar a todos eles as principais informações, como: horários de chegada, protocolos da cerimônia: cortejos e cumprimentos, sessão de fotos e ainda divulgação da #hashtag. Este grupo bombará até o final do casamento, é incrível;

Empty clean black chalkboard with pink and red roses and green leaves around it. Overhead view

– Lembre os responsáveis por daminha/pajem para ficarem com eles até a entrada na cerimônia. É importantíssimo alguém conhecido ou da família dar suporte neste momento, principalmente quando são crianças pequenas;
– Lembre suas madrinhas sobre os horários e local do Dia da Noiva;
– Lembre o seu noivo de que ele precisa cortar o cabelo, fazer unhas e barba antes do casamento;
– Sugira ao noivo, que caso o casamento seja em um hotel, ou fora da cidade, é possível reunir os padrinhos para um brinde prévio e descontraído, já aproveitando para fazer umas fotinhos de making of;
– Faça luzes (com um profissional que já conheça e tenha confiança), corte de cabelo, sobrancelhas, depilação e unhas na semana (sempre é bom um dia antes), para não ter que se preocupar com isso no dia;
– Ande um pouquinho com o sapato do casamento, pois assim, ele ficará um pouco mais confortável no dia;

reneeamanda_thekreulichs083-jpg

– Confirme com o noivo se ele agendou a retirada do traje;
– Prepare as malas da Lua de Mel! Não esqueça os documentos necessários;
– Prepare uma malinha para a Noite de Núpcias e combine quem levará a mala para o Hotel;
– Solicite alguém para fazer o seu check-in antecipado no Hotel da Noite de Núpcias e já guardar o cartão para te entregar pós casamento. Imagina chegar no hotel e ainda ter que se preocupar com isso. Melhor de tudo é subir correndo para o quarto!;
– Solicite ao noivo levar no dia do casamento: uma caneta para assinaturas, as alianças, e a certidão de casamento religioso (caso necessário);
– Delegue alguém para levar as bebidas 1 dia antes do casamento ao local da recepção;
– Delegue alguém para levar as lembrancinhas, acessórios de pista, havaianas ou outros itens que estão com você;

titi_thekreulichs_108

– Combine com alguém para ficar responsável por retirar as sobras de bebidas, doces, bem casados, lembrancinhas e levar para você depois;
– Combine com alguém para levar o seu vestido para lavanderia ou devolver na loja;
– Além do briefing já enviado ao fotógrafo, é importante separar todos os itens que gostaria que fossem fotografados no making of e levá-los ao dia, como anel de noivado, convite, entre outros;
– Durma bastante, beba bastante água, se alimente bem, e caso já esteja acostumada, faça exercícios, eles são excelentes para liberar o stress e ansiedade.

Ufa! Parece que são muitos detalhes, não é mesmo? Então anote todas as dicas e siga criteriosamente seguindo o seu cronograma. Se você tiver ao seu lado uma assessora, nem que seja apenas no dia do casamento, você irá se sentir muito mais segura e menos nervosa, por isso recomendamos demais a presença destas verdadeiras “fadas madrinhas”.

Fotos: The Kreulichs

Fonte: Lápis de Noiva


Receita para chá de cozinha: pudding hype

Selecionamos uma sobremesa saborosíssima para vocês fazerem no chá de cozinha. Já ouviram falar no pudding hype?

A Raiza, do Dulce Delight, passou essa receitinha em seu programa Rainha da Cocada no GNT. Eu fiquei babando e estou louca para testar a sobremesa.

pudding-hype

Imagem via GShow

ing

– 2 colheres de sopa (30g) de manteiga;

– 1/2 xícara (90g) de açúcar mascavo;

– 1 pitada de sal;

– 1 1/2 colher de chá (5g) de amido de milho;

– 1/2 xícara (120ml) de leite;

– 1/2 xícara (120ml) + 1/4 xícara (60ml) de creme de leite fresco ou nata;

– 2 ovos;

– 2 colheres de chá (10ml) de uísque;

– 1 fava de baunilha ou 1 colher de chá (5ml) de extrato de flor de sal a gosto.

modo-de-prepraro

O passo a passo pode ser conferido clicando aqui.

Essa sobremesa promete ser um sucesso entre as convidadas. Ele tem a harmonia perfeita entre o doce e o salgado. Nhamim!

pudding-hype

Imagem via GShow

Fonte: Casarei


Casamento criativo: cenários diferentes para as fotos

Uma das coisas que mais ouvimos dos noivos depois do casamento é o quanto o grande dia passou rápido, não é mesmo? Infelizmente, essa é a maior verdade! Mas, graças aos nossos queridos fotógrafos e cinegrafistas, esse momento tão especial de nossas vidas é eternizado em fotos e vídeos. É muito gostoso ver as fotografias e o vídeo depois e relembrar o grande dia. Para deixá-los ainda mais lindos, o post de hoje traz muitas inspirações de cenários e fundos (ou backdrops, como são conhecidos no mundo do casamento) criativos!

Eles podem ser o fundo da mesa dos noivos ou das fotos posadas ou cenário para a cerimônia. De arcos de flores, quadros negros, composições de origami a quadros e portas e janelas… Ideias não faltam! Um fundo legal vai render fotos ainda mais bonitas, além de dar um toque todo especial e cheio de personalidade à decoração do casamento.

Vem com a gente se inspirar!

   0705$!x900 009359_r1_007$!x900 558338d963027$!x900 amorology-wedding-01 indoor-wedding-reception-backdrop astronomy-inspired-wedding-ceremony-backdrop  onloveandphotography rustic-wedding-arch-with-custom-wood-sign Paper-flower-dessert-backdrop Pastel-and-Gold-Pretoria-Wedding-Backdrop  rustic-beach-wedding-ceremony-arch-idea rustic-country-wedding-backdrop

Lindos, não? Tem ideias para todos os gostos e estilos de casamento! Agora é só encontrar o que combina mais com o seu. :)

Fonte: Casamenteiras


5 erros que as noivas costumam comenter

A organização da festa do casamento não é fácil – é uma festa bastante complexa que envolve muito sentimento e investimento financeiro. Por isso é sempre bom compartilhar erros que outras noivas tiveram, para não acontecer o mesmo com você. Neste vídeo do nosso canal no YouTube tem 5 dicas importantes para seu casamento.

Fonte: Vestida de Noiva


Alerta tendência: noivas fazem ensaios sensuais usando véu e lingerie

Os ensaios fotográficos com noivas já passaram por diversas modas: as fotos apaixonadas no Pontão e até os vestidos sujos no trash the dress. Agora, a novidade são as fotos sensuais vestindo véu, grinalda e lingerie ousadas. Algo bem Madonna em “Like a Virgin”.

Fotógrafos da capital estão aproveitando a onda e estão oferecendo pacotes para as noivas da capital que saem entre R$ 600 e R$ 1.800. A jornalista Marcella Cibreiros, de 27 anos, por exemplo, foi uma das que se rendeu ao desejo e fez o ensaio com a fotógrafa Kakau Lossio.

“Quando marquei o ensaio fiquei eufórica. Uma mistura de ansiedade, medo, receio de ficar vulgar demais ou me sentir feia e foi exatamente o contrário. Eu me senti mais sensual e linda que nunca”, compartilha ela sobre a experiência à frente das lentes.

cc

“Visitando os stands dos fotógrafos, percebi que havia muitas fotos tradicionais de noivas, mas nada envolvendo a sensualidade feminina e o corpo. Como já fotografava muitos ensaios sensuais e o nu artístico, a ideia de mesclar as fotos tradicionais de casamento a esses dois estilos de foto surgiu”, relembra Kakau Lossio.

A tendência sensual das fotos despertou o olhar de outros fotógrafos da cidade que mergulharam na modalidade. Como Rodrigo Zago que usa um toque mais fashionista e ousado e a fotógrafa Victoria Junqueira apostou também em formato fashion e sexy. “É sempre muito bom criar momentos marcantes no casamento”, conta ela que já fotografa ensaios sensuais de mulheres comuns.

tyrtyrty

Fonte: Metrópoles


Lista de Convidados – 7 pessoas que devemos cortar

lista de convidados leva os casais a loucura! Ao longo dos preparativos do casamento vamos fazendo novas amizades, outras que desapareceram há muitos anos reaparecem, primos/tios/tias distantes voltam a ligar e a conversar… Parece que algumas pessoas tem um certo tipo de radar para casamentos. E muitas delas, nos sentimos obrigadas a convidar para o nosso grande dia.

É engraçado, tudo o que mais queremos é diminuir nossa lista de convidados, mas parece que ela só aumenta com o passar dos meses. Já escrevi aqui no blog algumas dicas de como diminuir a lista, eu sei, mas como é um assunto que aterroriza todos os casais, resolvi falar hoje sobre alguns tipos de pessoas que não devemos nos sentir na obrigação de convidar.

1) Familiares:

Não são todas as pessoas da família que somos obrigadas a colocar na nossa lista de convidados. Tios/tias/primos distantes, aqueles que não falamos há anos e que nem mandam sinal de vida não precisam ser convidados para o nosso grande dia. Devemos lembrar que nosso casamento é um momento que queremos passar com as pessoas que nos amam e que torcem por nós. Se esses parentes não mandam nem um sinal de fumaça, por que convidar?  Nosso grande dia não é uma reunião de família para chamarmos a todos. Devemos convidar apenas aqueles mais próximos, como: mãe, pai, tios/primos de primeiro grau que temos um relacionamento e que sentiríamos falta se não estivessem presentes.

2) Pessoas que nos convidaram para o casamento:

Essa é uma questão que preocupa alguns casais, mas não devemos convidar um casal só porque eles nos convidaram para o casamento deles. Nossos convidados devem fazer parte de nossa vida (falei isso ali em cima), são aqueles que estão presentes em todos os momentos importantes. Portanto, se aquele casal não entra nessas especificações, não devemos nos sentir obrigadas a convidá-los.

 kfyuiftui

Imagem via Pinterest

3) Amigos do trabalho:

Não é só porque trabalhamos com uma pessoa que devemos convidá-la para o nosso casamento. A maioria dos nossos “amigos de trabalho” só estão presentes nos momentos em que estamos trabalhando e nada mais. Se eles não estão na nossa lista de pessoas importantes e que farão falta, por que convidá-los? Para isso serve o happy hour!

4) Convidar apenas adultos:

Uma maneira de diminuir a lista de convidados é fazer o grande dia apenas para adultos.É claro que se optarmos por isso, devemos ter um cuidado especial ao avisar os pais. Muitos podem levar a mal, mas que tal mostrarmos para eles que uma noite de folga das crianças não faz mal para ninguém?

 tyutyu

Imagem via Eric Pearce Photography

5) Amigos que não falamos há anos:

Esse não é o momento para resgatarmos aquela amizade antiga, ainda mais se quisermos uma celebração pequena. Até porque estaremos tão ocupados que não poderemos dar a devida atenção a esses amigos. Então, que tal deixarmos para resgatar a amizade em outra ocasião?

6) Vizinhos:

Aqui em São Paulo não temos o costume nem de conversar com os vizinhos, imaginem de convidá-los para o casamento. Mas essa é uma necessidade que algumas pessoas, principalmente de cidades menores, sentem. Vale lembrar que, mesmo dando oi todos os dias e trocando favores, eles não são nossos melhores amigos. Pode até parecer insensível, mas nosso casamento deve reunir apenas as pessoas que marcaram a nossa vida de alguma forma e que fazem parte dela. Sim, estou mais uma vez tocando nessa tecla, mas isso é porque é muito importante!

 tyutyutyu

Imagem via SSV Photography

7) Convidados a mais:

Muitos convidados acabam pedindo se podemos abrir espaço para uma pessoa querida deles, seja namorada/o nova/o, pai ou mãe, mas temos a obrigação de liberar um convite a mais porque um ou outro convidado quer. Mais uma vez, devem estar presentes em nosso casamento quem realmente importa!!!! Claro que abrimos uma exceção para o namorado da nossa melhor amiga que vem de longe apenas para nos prestigiar.

Fonte: Casarei


DOCES QUE NÃO PODEM FALTAR NO CASAMENTO

Especialistas afirmam que a mesa deve ser balanceada. Para alguns deve ter 12 tipos de doces: 3 de chocolate, 1 de frutas, 1 de coco, 1 ou 2 de nozes, 1 de ovos, 1 de damasco, 1 de pistache, 1 de doce de leite, 1 marzipan ou repetir um que a família adore. Outros gostam de montar a mesa com 3 tipos de chocolate (30% dos doces) e o restante completar com nozes, castanhas, avelã etc., ovos e frutas, exemplo: mesa com 1000 doces, 8 tipos de doces e 120 unidades de cada um dos doces.

Quais escolher?

Dentre tantas opções fica difícil escolher. Doces feitos com creme de avelã são uma das tendências do momento. Sabiam que no Rio de Janeiro, algumas noivas escolhem versões sofisticadas do quindim?

Se o único doce que você tem certeza é o bolo, confira aqui quais os doces que especialistas no assunto comoTatiana NunesStein DoceriaLouzieh DocesCarolina Sales e Ana Foster consideram essenciais para uma festa de casamento.

Tatiana Nunes

Para Tatiana Nunes, a mesa deve ser montada com equilíbrio. Na opinião da doceira, os doces ideais em casamentos são os feitos com chocolate, castanhas e os frutados, veja a mesa de doces ideal para Tatiana:

“Os doces que tem maior saída são os com base em chocolate, como o brigadeiro, seguidos pelos de castanhas (nozes, avelã, macadâmia e amêndoas) e os frutados (limão, maracujá, cereja e physalis).”

doces_de_casamento2

Stein Doceria

Para a Stein Doceria, todos os doces são importantes, porém, o tradicional bem-casado é o rei da festa.

“Todos os doces da festa tem sua importância. Mas eu acho que um bom bem casado é uma lembrança que fica do casamento, pois é o que você leva pra casa e come no dia seguinte. Eu acho que é o doce que não pode faltar!”

doces_de_casamento3

Louzieh Doces

Louzieh Doces também aposta na variedade de doces como a fórmula de sucesso de uma festa.

“Uma mesa de doces deve ter uma variedade de sabores que agradem a todos os convidados, atingindo a todas as idades. Doces com nozes, damasco, frutas cítricas, ovos e chocolate, não podem faltar. Os doces que relembram a infância também fazem sucesso, como o brigadeiro, cajuzinho, beijinho, olho de Sogra, que ganham um novo design na Louzieh Doces”.

doces_de_casamento4

Carolina Sales

Já Carolina Sales acredita que não podem faltar são os doces preferidos dos noivos.

“Os doces que não podem faltar são os que os noivos AMAM! Não podemos impor o que deve ou não ter, podemos sugerir doces unânimes, como brigadeiros, por exemplo.”

doces_de_casamento5

Ana Foster

Ana Foster é fã dos doces à base de nozes, damasco e amêndoas, do tradicional brigadeiro e dos demais quitutes de chocolate.

“É super importante ter itens com nozes, damasco amêndoas, além dos amados brigadeiros. Os chocolates fazem muito sucesso, ainda mais quando são recheados de Nutella”.

doces_de_casamento6

 Fonte: Colher de Chá Noivas


Inspirações para a nave do casamento: como decorar o caminho da noiva até o altar

Inspirações para a nave do casamento: como decorar o caminho da noiva até o altar

duda

Nem todas as noivas sabem o que significa o termo “nave”. Então, para você não ficar com cara de paisagem quando a cerimonialista falar, vou te explicar. Nave é o trajeto por onde todo o cortejo passa para chegar até o altar. Existem diversas maneiras para delimitar e decorar essa passarela.

Para te inspirar, vamos ver o que está sendo usado por aí. Lembrando: tudo deve estar de acordo com a decoração e o estilo do lugar.

1. Tapete

A maioria dos casais optam por usar um tapete que comece no altar e termine onde irá sair o cortejo.
Se o seu casamento for estilo clássico, você pode optar pela cor vermelha, principalmente em igrejas com estilo barroco.

cor verde também se tornou uma das apostas em alguns casamentos: combina superbem com ambientes mais rústicos e ao ar livre.

Usar branco ou cores cruas também valoriza o trajeto:

Você também pode optar por personalizar a entrada com um poema, uma música do casal ou apenas com detalhes nas pontas e laterais. O interessante desse tipo de tapete é que não tem regra: quanto mais original, melhor.

Outra opção é colocar diferentes estilos e estampas de tapetes no percurso, se você quiser algo mais colorido e despojado.

Se o seu casamento for na praia, um tapete feito com esteiras de palha ou juta combina com o ambiente e estilo do casamento.

2. Espelho

Esse requer um investimento maior, mas o efeito é maravilhoso. Além de ficar lindo nas fotos, essa é a opção certa se você quer que a cauda do vestido se mantenha aberta durante o percurso. Como a superfície da passarela é lisa, fica mais fácil do vestido deslizar e se manter aberto. Importante: analise se o que está no teto é bonito o suficiente para ser refletido na passarela, senão considere colocar arranjos suspensos ou lustres para ambientar e deixar a cerimônia ainda mais bonita.

3. Flores

Outra opção é colocar pétalas de flores espalhadas pelo caminho. Mas cuidado: se o vestido tiver uma cauda muito comprida, ela pode varrer tudo e acabar com o efeito (além do risco de manchar o tecido se forem pétalas vermelhas).

Caso o espaço te proporcione um chão bonito ou a cerimônia seja em um gramado ou na beira de uma praia, você pode optar por delimitar esse espaço colocando nas laterais flores, velas, arranjos pendurados nas cadeiras, vasos, cachepô altos e baixos com flores, entre tantas outras opções. Apenas lembre que, no caso de grama ou areia, você deve informar as mulheres convidadas que o ideal é não usar salto fino.

Outra ponto bacana de vocês avaliarem, principalmente em cerimônias ao ar livre, é a porta de entradado cortejo. Se não houver, você pode criar colocando um arco de flores, uma porta de ferro ou madeira envelhecida. Essas opões ficam ótimas quando a nave é mais simples ou natural do espaço.

Fonte: Revista Donna